Conhecer, intervir, partilhar: pistas para a pesquisa psicossocial na construção de outros mundos possíveis

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa psicossocial. Conhecimento situado. Cosmopolítica.

Resumo

 

Partindo das interpelações impostas pelo atual cenário atravessado por uma pandemia sem precedentes, o presente artigo busca refletir sobre a construção de conhecimento desde uma perspectiva psicossocial. Para tanto, dialoga tanto com as heranças que renovaram o campo a partir da chamada “crise da Psicologia Social" nas pesquisas realizadas na América Latina e no Brasil – que se expressam em autores tais como Sílvia Lane, Paulo Freire, Inacio Martín-Baró, Maria Inácia d’Ávila - quanto com autores do campo ciência-tecnologia-sociedade (CTS) que têm problematizado os modos de fazer pesquisa e de fazer pesquisa nas ciências sociais – dentre os quais destacamos Bruno Latour, Donna Haraway, Vincianne Despret, Isabelle Stengers. Propomos, inicialmente, dessubstancializar a noção de psicossocial e, a partir daí, avançar na proposição de uma pesquisa situada, aterrada, tecida com aqueles com quem pesquisamos, tendo como balizamento a proposição cosmopolítica, entendida como possibilidade de composição de um mundo comum, articulado e heterogêneo.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Pedro, R. M. L. R., & Moreira, M. de C. (2021). Conhecer, intervir, partilhar: pistas para a pesquisa psicossocial na construção de outros mundos possíveis. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(2), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e4379

Edição

Seção

Número temático: Psicosociología en Latinoamérica