CIRCULARIDADE CULTURAL E MODERNIZAÇÃO DOS HÁBITOS: O MODELO CLUBÍSTICO DO ATHLETIC CLUB, EM SÃO JOÃO DEL-REI/MG (1909-1925)

Autores

  • Euclides de Freitas Couto
  • Sabrina Alves da Silva

Resumo

O artigo investiga a sociogênese e consolidação do modelo clubístico de futebol na cidade de São João del-Rei entre os anos de 1909 e 1925, por meio da análise da inserção social do Athletic Club. O exame de tal problemática partiu da percepção das influências da cultura urbana carioca na conformação das práticas sociais e do habitus esportivo nas cidades mineiras. Sob o prisma da circularidade dos bens simbólicos, o esporte é analisado no rol das transformações no modo de vida dessas cidades, buscando-se compreender a configuração do campo esportivo no Brasil ao longo das primeiras décadas do século XX. O corpus documental reuniu documentos oficiais como as atas de reuniões do Athletic Club e também os periódicos locais.

Palavras-chave: Futebol. Modernidade. São João del-Rei. Athletic Club.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

de Freitas Couto, E., & Alves da Silva, S. (2017). CIRCULARIDADE CULTURAL E MODERNIZAÇÃO DOS HÁBITOS: O MODELO CLUBÍSTICO DO ATHLETIC CLUB, EM SÃO JOÃO DEL-REI/MG (1909-1925). Revista Tempos Gerais, 3(2). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/temposgerais/article/view/1700