“PAPAI, PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?”: FUNÇÕES E SENTIDOS DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA LITERATURA RECENTE COLHIDA NA ESPANHA E APROPRIADA PELOS BRASILEIROS

Autores

  • Itamar Freitas
  • Margarida Maria Dias de Oliveira

Resumo

O presente artigo surgiu da necessidade de tornar público o resultado de uma pesquisa, que os autores vêm desenvolvendo, a partir da leitura de textos dos autores estrangeiros mais lidos no Brasil e que em algum momento fizeram reflexões da sua obra sobre a alfabetização histórica. Este é o primeiro texto e teve sua primeira versão escrita para as aulas do Curso: “Papai, para que serve a história?”, ministrado no IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História ocorrido no período de 18 a 20 de abril de 2015 em Belo Horizonte/MG. Neste momento inicial da pesquisa, tratamos da experiência de alfabetização histórica espanhola por meio das obras de Mario Carretero, Rafael Valls Montés e Joaquín Prats.

Palavras-chave: Alfabetização Histórica, Didática da História, Espanha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

Freitas, I., & Maria Dias de Oliveira, M. (2017). “PAPAI, PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?”: FUNÇÕES E SENTIDOS DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA LITERATURA RECENTE COLHIDA NA ESPANHA E APROPRIADA PELOS BRASILEIROS. Revista Tempos Gerais, 4(1). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/temposgerais/article/view/1706