Concepções de familiares sobre um centro de atenção psicossocial
Palavras-chave:
Centro de atenção psicossocial. Saúde mental. Membros da família.Resumo
Este trabalho buscou identificar as concepções de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial sobre o atendimento prestado. Participaram deste estudo 15 familiares, com idade média de 53 anos, sendo 11 mulheres e quatro homens. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado que investigou a trajetória do usuário por serviços psiquiátricos, a avaliação do familiar sobre as atividades oferecidas no Caps, pontos positivos e barreiras na provisão de cuidado pela equipe. Foi realizada análise de conteúdo das entrevistas e as categorias emergentes foram: diferença entre Caps e demais serviços, participação da família no Caps, melhora do usuário após tratamento no Caps, sobrecarga familiar e sugestões para o aprimoramento do serviço. Os entrevistados, em grande maioria mulheres, destacaram o papel da equipe como promotora da melhora do usuário, sem deixar de compreender que há barreiras a serem vencidas, como o espaço físico e a inexistência de leitos de retaguarda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492