Adoção de Cães por Universitários: um Estudo Ator-rede sobre a Relação Humano/Não-humano
Palavras-chave:
Teoria Ator-rede, relação humano/não-humano, relação cães/universitários, adoção.Resumo
Refletindo sobre a questão do abandono de animais domésticos nas ruas e em estratégias para solucionar esse problema de saúde pública, buscamos compreender a motivação de universitários para a adoção de cães, em suas histórias exitosas e não-exitosas, identificando aspectos relevantes desse processo, bem como seus dificultadores. Sob o aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, intentamos descrever o fenômeno, tendo as narrativas como instrumento preponderante para a obtenção de dados. Verificamos que a adoção de cães se pauta por motivações hedonistas ou altruístas, sendo que, em alguns casos, encontrou-se uma mistura de ambas. Foram comparados ainda, entre adoções exitosas e não-exitosas, elementos que os adotantes consideram ou desconsideram nas suas decisões. Este estudo colabora para a redução da escassez de pesquisas sobre o tema no Brasil e pode embasar reflexões sobre estratégias para melhorar as chances de adoção e posse responsável de animais domésticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492