Vygotsky e Freire: os conceitos de “consciência” e “conscientização”

Auteurs-es

  • Daniel Welton Arruda Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Luciola Limaverde Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Débora Linhares da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Consciência, Conscientização, Vygotsky, Paulo Freire, Educação.

Résumé

 

Este artigo traça um paralelo entre os conceitos de consciência, debatido por Vygotsky, e de conscientização, amplamente difundido por Paulo Freire. Esses conceitos foram trabalhados em diferentes épocas e contextos por autores que buscavam compreender o processo educativo. A possibilidade de aproximações entre essas categorias advém do fato dos dois autores adotarem um referencial materialista histórico-dialético e de terem projetos inovadores de mudança cultural e educacional, considerando o contexto social como essencial para a formação da consciência. Os dois autores buscaram, em suas obras, compreender a transformação dos sujeitos. A articulação entre esses saberes pode ser uma ferramenta poderosa e potencializadora para mudanças.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Welton Arruda Cabral, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Responsável técnico pelo espaço Halasana: Psicologia, Yoga e Terapias Integradas.

Luciola Limaverde Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também pela UFC.

Débora Linhares da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em História e em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Zulmira Áurea Cruz Bomfim, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP. Pós-doutora pela Universidade da Coruña, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Publié-e

2016-05-12

Comment citer

Cabral, D. W. A., Ribeiro, L. L., Silva, D. L. da, & Bomfim, Z. Áurea C. (2016). Vygotsky e Freire: os conceitos de “consciência” e “conscientização”. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 412–422. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Cabral%2C%20Ribeiro%2C%20Silva%2C%20Bomfim

Numéro

Rubrique

Artigos