Periferia, violência e estigma sob o enfoque da promoção da saúde: relato de experiência
Palavras-chave:
Promoção da saúde, Estigma social, Planejamento em saúde, Educação Profissional em Saúde PúblicaResumo
Este trabalho objetiva apresentar uma experiência de enfrentamento do estigma e preconceito, resultantes do pertencimento a uma comunidade periférica permeada pela violência, através do fortalecimento da identidade na comunidade de Mata Escura, Salvador-BA. As experiências partiram do componente curricular Programa de Integração Academia Serviço e Comunidade (PIASC), da Universidade do Estado da Bahia. As atividades ocorreram durante três semestres, abrangendo territorialização, diagnóstico situacional, planejamento estratégico situacional e intervenção comunitária. As intervenções foram desenvolvidas com jovens de uma escola estadual, com participação da Unidade Básica de Saúde e equipamentos sociais. Foram evidenciados aspectos históricos, sociais e lutas do bairro, além da problematização do contraste entre o estereótipo da comunidade e sua dinâmica cotidiana, raízes e potencialidades, com protagonismo dos moradores na construção das atividades. As experiências contribuíram para a formação interdisciplinar, humanizada, crítica-reflexiva dos discentes. Para a comunidade de Mata Escura, estimularam a reflexão sobre a identidade social e de pertencimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492