Decolonialidade e pesquisas narrativas: contribuições para a Psicologia Comunitária
Palavras-chave:
Psicologia Comunitária, Narrativas, DecolonialidadeResumo
Esse artigo intencionou localizar aproximações entre as pesquisas narrativas (auto)biográficas e a Psicologia Social Comunitária. Foi possível construir um encontro esses campos haja vista a produção de uma indeterminidade entre o sujeito e a sociedade que ambos sustentam como referência epistêmica. O que implica alguns cuidados ético-políticos na análise-intervenção psicossocial das narrativas no âmbito comunitário. Ademais, reconhece-se que os efeitos da colonização latina ainda nutrem lugares de enunciação muito distintos para alguns sujeitos marcados pela diferença/desigualdade colonial na sociedade brasileira. O que requer o testemunho e ação de interlocutores que possam constituir um campo simbólico que interpele a narrativa da desigualdade para que ela possa se abrir para novas significações, rompendo com o local do subalternizado, apenas, como vitimização. É fundamental, portanto, que não totalizemos o incômodo que alguns relatos narrativos dos subalternos provocam; mas, devemos valorizar, eticamente, não sem autocríticas, os deslocamentos que eles proporcionam às narrativas comunitárias tradicionais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492