Grupo de acompanhamento psicossocial para mulheres que vivenciaram violência: relato de estágio no Creas
Palavras-chave:
Grupo, Mulheres, CREAS, Violência, Estágio.Resumo
A atuação dos psicólogos na política de assistência social ainda é um campo a ser explorado e pouco se conhece sobre as práticas psicológicas nesses espaços. Este artigo consiste em um relato de experiência de estágio supervisionado em Psicologia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social com o objetivo de descrever uma proposta de acompanhamento psicossocial de um grupo de mulheres que vivenciaram violência doméstica e/ou familiar. Foram realizados 10 encontros semanais com duração de 1h30 cada um. Cada encontro teve um objetivo delimitado. Os dados dos atendimentos e das supervisões recebidas durante um ano de intervenção foram registrados em diários de campo. O estágio permitiu compreender que o fazer da Psicologia está imerso em uma realidade social que precisa estar articulada e integrada em vários níveis para que o processo de superação da violência de fato aconteça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492