Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram <p><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; font-family: Arial, sans-serif; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">Publicação quadrimestral, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a <em>Territorium Terram</em> destina-se a divulgar artigos científicos, de natureza teórica ou empírica, ligados à Geografia. Privilegiando a dimensão e a dinâmica da realidade espacial, a revista visa socializar e preservar conhecimentos, bem como, estimular a sua produção, encontrando-se aberta à contribuição de pesquisadores, professores do ensino superior, alunos de pós-graduação de outras instituições nacionais e internacionais.</span></p> pt-BR <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; line-height: normal;"><span style="text-transform: none; font-weight: normal;">1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; line-height: normal;"><span style="text-transform: none; font-weight: normal;"> 2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; line-height: normal;"><span style="text-transform: none; font-weight: normal;"> 3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.</span></p> rochageo@ufsj.du.br (Prof. Dr. Leonardo Cristian Rocha) rochageo@ufsj.du.br (-) Thu, 02 Jan 2025 20:36:34 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O RESERVATÓRIO BELDROEGA (PARAÚ/RN) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5378 <p>Os educandos da educação básica necessitam compreender a relação dos fatores físico-naturais com a sociedade por meio da Geografia, o ensino das temáticas físico-naturais permite fazer a relação sociedade-natureza, sendo efetiva para a compreensão do espaço de vivência desses alunos, torna-se assim um agente responsável por propiciar ao aluno a capacidade de distinguir características espaciais e os fenômenos geográficos. Contudo, na maior parte das vezes o trabalho com essas temáticas se dá de forma mais geral. Algumas situações podem colaborar para que isso ocorra, interferindo na forma como a disciplina de Geografia é conduzida e nas propostas didáticas para trabalhar as aulas. Assim, a nossa pesquisa teve como objetivo entender a abordagem utilizada para se trabalhar as temáticas físico-naturais no ensino fundamental II, numa turma de 8° ano de uma escola pública em Paraú, a fim de propor práticas pedagógicas para se trabalhar esses conteúdos nas aulas de Geografia. Para tal, utilizou-se questionário semiestruturado, aulas expositivas dialogadas, aula de campo e mapa mental. Diante da análise das informações percebemos que os alunos não conseguem relacionar os conceitos de hidrografia com a hidrografia do município. Discutimos, então, o ensino das temáticas físico-naturais do espaço na Geografia escolar e da utilização de possíveis ferramentas metodológicas para o ensino aprendizado e da formação cidadã. Conclui-se que a partir da utilização dessas ferramentas as aulas tornam-se mais interessantes, os alunos compreendem melhor os conteúdos e participam mais das aulas</p> Tânia Maria Aquino de Araújo Ribeiro, Josiel de Alencar Guedes Copyright (c) 2025 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5378 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 CIDADES DE PORTE MÉDIO, PROTOMÉDIAS OU REGIONAIS? http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5532 <p>A urbanização capitalista em curso reproduz ambientes urbanos cada vez mais desiguais em suas diversas escalas. A dinâmica espacial das cidades brasileiras remete as suas condições econômicas e demográficas para escalonar sua posição na rede urbana. Por meio dos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e de pesquisadores urbanos, foi possível evidenciar as características dos municípios brasileiros e hierarquizá-los. O presente artigo objetiva identificar variáveis que, adensado a um embasamento teórico consolidado, possa categorizar as cidades alagoanas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. Metodologicamente, o estudo de viés quali-quantitativo, se sustenta na literatura e em publicações de pesquisadores que avaliaram a dinâmica urbana no Brasil e na América Latina. Utilizaram-se dados secundários disponíveis em portais oficiais que passaram por tratamento utilizando-se o <em>software</em> QGis 3.16.14 para auxiliar a produção dos mapas. As variáveis selecionadas foram: Produto Interno Bruto, população total, renda <em>per capita</em>, taxa de desemprego e índice de desenvolvimento humano municipal. O resultado da pesquisa apontou para a seguinte classificação: Coruripe, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia estão em transição podendo ser classificadas como cidades regionais em detrimento a Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Penedo que se classificam como cidades protomédias e tendo Rio Largo uma cidade de porte médio propriamente dito. O presente estudo elencou novas perspectivas para classificação das cidades, mais especificamente, as que constituem um contingente populacional intermediário tendo como perspectivas avanços nos estudos.</p> Tiago Sandes Costa, Sérgio Lana Moraes, Gênisson Amorim Florêncio Copyright (c) 2025 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5532 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 A AGRICULTURA FAMILIAR NA MESORREGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: SUA REPRODUÇÃO E REPRESENTATIVIDADE http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5422 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a produção e comercialização dos principais produtos cultivados pela agricultura familiar presente na mesorregião da grande Florianópolis, com ênfase no período pós 1970. Período este marcado por grandes transformações em toda a dinâmica que envolve o setor agrícola brasileiro, bem como a área objeto de estudo, acrescido o aprofundamento do processo de urbanização repercutindo ainda mais nas inter-relações e configurações rural-urbana. O propósito de discutir a atividade agrícola familiar, sobretudo o segmento hortifrutigranjeiro, se dá pelo fato de se constituir em um segmento agrícola factualmente marcante na região, cuja atividade tem origem predominantemente familiar. Busca-se explorar a temática a partir de uma perspectiva geográfica, econômica e social, num espaço cujas características mesclam-se, entre municípios que sofreram pronunciada urbanização e aqueles à periferia da mesorregião que ainda apresentam fortes características rurais, tornando bastante dinâmica a relação rural-urbana. O artigo propõe uma abordagem sistêmica e pauta-se em dados qualitativos e quantitativos, cujo intuito é compreender a dinâmica da relação rural-urbana presente na grande Florianópolis; a ressignificação das atividades desempenhadas no rural; o grau de inserção dos agricultores ao mercado e os cultivos desenvolvidos em áreas urbanas e periurbanas.</p> Ana Lívia de Almeida Silva Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5422 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC) NO MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA EM UMA CIDADE AMAZÔNICA http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5600 <p>O objetivo do artigo foi utilizar a metodologia de análise de risco “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle” (APPCC) para monitorar a qualidade da água nas residências do município de Conceição do Araguaia, PA. O foco foi identificar os principais riscos à saúde relacionados à potabilidade da água e mapeá-los. A pesquisa foi realizada em 46 pontos de coleta distribuídos no município. Foram realizadas determinações laboratoriais de parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água. A metodologia APPCC foi utilizada para identificar perigos, estabelecer limites críticos e quantificar os riscos. A originalidade do estudo reside na adaptação da metodologia APPCC, tradicionalmente aplicada na segurança alimentar, para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Além disso, a inovação permitiu geração de mapa e risco que permite identificar áreas mais vulneráveis. Os resultados permitiram identificar pontos com níveis elevados de nitrito, presença de coliformes totais e de E.coli, ultrapassando os limites estabelecidos pela portaria de potabilidade. A metodologia permitiu identificar os pontos críticos e mapear as zonas de maior risco. O estudo revelou que a parte sudoeste do município apresentou o maior risco. O estudo contribui para ações de gestão ao identificar os riscos e propor ações corretivas, além de fornecer mapa de risco para orientar gestores na priorização de intervenções. A adaptação da metodologia APPCC fortalece a gestão preventiva e contribui para a vigilância da qualidade da água.</p> Antonio Jorge Silva Araújo Junior, Ana Paula Brandão Leal, Eva Silvestre Araújo, Joel Noleto Arruda, Mirian Santos Alves, Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5600 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5583 <p style="text-align: justify;">Este estudo investigou a potencialidade das instalações geográficas como recurso didático nas aulas de Geografia. A pesquisa, realizada em uma turma do 1º ano de uma escola profissionalizante localizada no bairro Pinto Madeira, em Crato-CE, teve o objetivo de analisar como a utilização da metodologia das instalações geográficas podem contribuir com o processo de construção dos conhecimentos escolares. A metodologia empregada combinou levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise qualitativa dos dados coletados. Durante a pesquisa, os alunos foram incentivados a explorar o bairro, identificando e interpretando os elementos presentes nas instalações, como placas de rua, monumentos, edifícios históricos e paisagens urbanas. Através de atividades práticas e discussões em grupo, os estudantes foram desafiados a estabelecer relações entre os elementos observados e os conceitos geográficos estudados em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciaram que os procedimentos contribuem em promover um aprendizado mais significativo e duradouro, uma vez que os alunos puderam construir seus próprios conhecimentos a partir da materialização, por meio signos e símbolos, das experiências vivenciadas por eles no cotidiano. Ao relacionar os conceitos teóricos com a realidade local, os estudantes desenvolveram um olhar crítico e reflexivo sobre o espaço geográfico, compreendendo as relações entre os elementos naturais e sociais.</p> Maria Michelly Lopes Gonçalves, Maria das Graças de Alencar Velozo, José Anderson de Sousa, Cassio Expedito Galdino Pereira, Emerson Ribeiro Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5583 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 METRÓPOLE E ECONOMIA POPULAR http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5610 <p>O presente artigo destinou-se a explorar a relação que a economia popular mantém com o espaço urbano, considerando, para isso, uma situação particular: a atuação dos vendedores ambulantes nos trens urbanos da periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em um contexto de significativo contingente de pessoas desempregadas e de disseminação de formas diversas de trabalho precário, o objetivo foi esclarecer como aqueles trabalhadores se apropriam de tradicionais “espaços de circulação” – representados pelo sistema de trens metropolitanos – subvertendo normas da empresa concessionária, e evidenciando que, além de infraestrutura para o transporte de pessoas, os trens urbanos também se configuram em espaços de “trabalho” e de “consumo”, sobretudo para as classes mais pobres. Para tanto, adotou-se referenciais teóricos que esclarecessem a origem, as características e as formas de inserção na vida urbana daquelas atividades não pertencentes ao mercado formal de trabalho; formas de ocupação por vezes difíceis de se obterem informações, devido sua condição de marginalidade. Por isso, além de levantamento de dados secundários, optou-se também por realizar pesquisas de campo e estabelecer contato direto com os trabalhadores ambulantes que atuam no espaço ferroviário da metrópole fluminense. Desse modo, foi então possível reconhecer não apenas as diversas funções que atualmente o sistema trens urbanos desempenha (para além de infraestrutura de circulação), mas também o caráter político que esse espaço assume, tendo em vista os conflitos em torno do seu uso envolvendo empresa concessionária, comerciantes e vendedores ambulantes.</p> Camila Brandão de Araújo Domingues, Francisco das Chagas do Nascimento Jr. Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5610 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 ESTUDO DO RELEVO NO PARQUE ECOLÓGICO PONTE ALTA DO GAMA-DF COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5616 <p><span class="TextRun SCXW234048626 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW234048626 BCX0">O artigo apresenta o processo teórico-metodológico da classificação do relevo brasileiro e discute a sua importância na compreensão desse elemento físico-natural na escala de análise local, considerando que os fenômenos ocorrem de forma contextualizada. Foca os componentes físico-natural do relevo do Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta do Gama-DF, destacando sua importância como um lugar de vivência para os estudantes de uma escola pública da região. O objetivo do artigo é entender a importância dos elementos físico-naturais do Parque Ecológico e Vivencial Ponte Alta do Gama-DF, como objeto de estudo nas aulas de Geografia. O trabalho é de cunho qualitativo e teve como metodologia procedimentos bibliográficos e análise documental. O estudo se justifica por ter propiciado o desenvolvimento do pensamento geográfico com os estudantes, em que eles analisaram e interpretaram a dimensão espacial da realidade onde estão inseridos, selecionando-se como recorte o estudo do relevo, como componente físico-natural, conteúdo do currículo do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando estratégias metodológicas significativas, permitiu-se interpretar os fenômenos remetidos ao relevo inter-relacionados aos demais componentes físico-naturais analisados nas dimensões das aprendizagens de cognição, emoção e contexto da vida cotidiana, conforme fundamentação teórica de análise para o pensamento geográfico no ambiente escolar. Concluiu-se, que o estudo do componente natural relevo por meio da análise do parque local, contribui para os estudantes serem mais participativos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, ampliando o conhecimento geográfico e o despertar da curiosidade em conhecer o espaço do parque. Também contribui para o estudante compreender melhor os processos geológicos, de formação do relevo em sua complexidade e entender dinâmica dos ecossistemas locais. O estudo do relevo e os demais componentes físicos-naturais do lugar de vivência dos estudantes é importante para a compreensão e preservação desses elementos e para a manutenção da vida terrestre.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</span></span></p> Juanice Pereira Santos, Ruth Elias de Paula Laranja Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5616 Fri, 03 Jan 2025 00:00:00 -0300 TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM LAURO DE FREITAS (BA) http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5550 <p>A evolução das áreas urbanizadas é um fenômeno multifacetado que reflete mudanças econômicas, sociais e técnico-informacionais ao longo da história. Desde os primeiros assentamentos até as megacidades atuais, o desenvolvimento urbano tem sido influenciado por fatores como o crescimento populacional, inovações em infraestrutura e alterações nas dinâmicas de trabalho e consumo. O geoprocessamento, com suas ferramentas de análise espacial, desempenha um papel crucial ao ajudar a identificar e categorizar essas transformações, permitindo uma compreensão detalhada dos processos que ocorrem em diferentes espaços geográficos. Este artigo visa analisar a evolução do uso e ocupação das áreas urbanizadas no município de Lauro de Freitas (BA) entre 1985 e 2022, investigando como essas mudanças moldaram as configurações espaciais atuais. O estudo está estruturado em três partes principais: a primeira parte aborda a definição do recorte espacial analisado; a segunda parte detalha a metodologia utilizada para a construção dos mapas e tabelas; e a terceira parte apresenta e discute os resultados obtidos a partir da análise desses mapas e tabelas elaborados com auxilio da base do MapBiomas. Além da introdução e das considerações finais, o artigo oferece uma visão abrangente das transformações urbanas na região, destacando como o uso de ferramentas de geoprocessamento contribui para a compreensão das dinâmicas espaciais e urbanas ao longo do tempo.</p> Italo Teofilo da Silva Rosario, Antonio Muniz Santos Filho Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5550 Mon, 06 Jan 2025 00:00:00 -0300 REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL PARA FORTALECER A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5613 <p><span style="font-weight: 400;">A geografia escolar vem perdendo espaço na educação básica e uma das temáticas que mais foi prejudicada foi a geografia física, uma vez que a mesma só está garantida pelo currículo oficial no ensino fundamental. É necessário encontrar estratégias para fortalecer a presença desta temática na sala de aula. Neste texto a hipótese apresentada é que a formação inicial possui uma forte influência na forma como a geografia física é desenvolvida nas escolas. Vários trabalhos já constataram a dificuldade que os professores de geografia possuem para trabalhar a geografia física em sala de aula. E muitos elementos contribuem para a manutenção desta dificuldade, entre eles destaca-se a formação inicial do professor. Com este objetivo foi utilizado uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas-MG, para compreender como as temáticas relacionadas à geografia física estão presentes na dinâmica curricular.&nbsp; Por meio desta pesquisa foi possível constatar que as disciplinas que se articulam com a área da geografia física são ministradas com ênfase na questão técnica e de aplicação, não apresentando uma articulação com o ensino. Fato que contribui para manter as dificuldades dos professores na geografia escolar em trabalhar com conteúdo de geografia física. A utilização das práticas pedagógicas ou articulação com o Estágio se tornam uma alternativa para sanar a demanda, no entanto se faz necessário uma organização curricular que permita mais tempo para planejamento e que seja mais dinâmica.</span></p> Sandra de Castro Azevedo, Thais de Cássia Silva Lemos, Letícia Leal Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5613 Mon, 06 Jan 2025 00:00:00 -0300 ENTRE RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADOS À QUESTÃO CLIMÁTICA: http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5401 <p>As transformações ocorridas no espaço pela sociedade estão levando a uma série de alterações climáticas, o clima das cidades está mudando e alguns eventos estão se tornando mais intensos, frequentes e desiguais. Apesar de se tratar de um mesmo fenômeno, a população não será atingida da mesma forma, sendo as pessoas&nbsp;com menor poder aquisitivo aquelas mais vulneráveis. No Brasil, apesar de vivermos sob os riscos das chuvas intensas e outros fenômenos atmosféricos, não estamos preparados para lidar/agir com eles e suas consequências. Por essa razão, na escola, os currículos precisam ser repensados e nossas práticas, também, para que possamos contextualizar e abordar esses fenômenos na sala de aula. O estudo do meio se configura como uma metodologia possível para trabalharmos questões relacionadas aos riscos socioambientais esse tema. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a importância do estudo do meio para compreender a realidade, as vulnerabilidades e riscos socioambientais. Acredita-se que no desenvolvimento de suas etapas (observação, descrição do lugar, experimentos, resolução de problemas) o estudante é capaz de fazer relações entre o conteúdo e o meio no qual está inserido (dando sentido ao currículo). Através dessa metodologia também consiga agir antes, durante e após o evento, auxiliando na construção de cidadãos críticos, participativos e representativos nas suas comunidades.</p> Cristiane Cardoso Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5401 Sun, 12 Jan 2025 00:00:00 -0300 PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5641 <p>O gerenciamento de resíduos é um recurso que visa o reaproveitamento de matérias sólidas utilizadas pelo ser humano e, por vezes, não reaproveitadas, recicladas ou que não possuem o devido tratamento. Com ele, podemos economizar custos e, ao mesmo tempo, desenvolver ações socioambientais relacionadas ao ciclo de produtos por meio de práticas sustentáveis. Com propostas de evitar degradações ambientais como a extração de matéria-prima em recursos naturais com a reutilização das mesmas, essa prática deve ser executada tanto por órgãos fiscalizadores, quanto pelo consumidor final, que tem responsabilidade sobre a destinação ideal dos resíduos durante seu ciclo. Neste contexto, torna-se interessante a análise acerca de como este controle dos rejeitos sólidos funciona nas repartições públicas. O presente trabalho teve como objetivo observar toda a dinâmica e a eficácia de gerenciamento de resíduos, realizando um estudo de caso acerca do projeto Ambientação do Governo do Estado de Minas Gerais. Após análise literária e pesquisa de campo, pode-se observar que o referido projeto possui um planejamento que pratica algumas das principais orientações da Política Nacional de Resíduos sólidos, mas que precisa de algumas melhorias. Devido a dificuldades relacionadas à falta de incentivos, esbarra em muitos entraves, como, por exemplo, a falta de um controle logístico dos resíduos para sua destinação final adequada, e necessitam de recursos econômicos para serem solucionados.</p> Lucas Rodrigues Souza, Carlos Henrique dos Santos Nunes, Maria das Graças de Oliveira, Fernando Corrêa Maciel, Ivair Gomes Copyright (c) 2024 Revista Territorium Terram http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5641 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 -0300