Ruptura ou Transvaloração? Os ensaios de Freud sobre a sexualidade

Autores

  • Cláudia Mascarenhas Fernandes

Palavras-chave:

Freud, Nietzsche, Transvaloração dos valores, Sexualidade

Resumo

O presente artigo articula a reviravolta da noção de sexualidade de Freud e o conceito de transvaloração de todos os valores de Nietzsche. Foi necessário percorrer como Nietzsche transvalorou as noções de corpo e alma na tradição filosófica. O corpo é elevado a uma categoria positivada em relação a alma. Tomar o corpo como mais primordial é, sem dúvida, o que subverte toda ordem da metafísica e é nesse sentido que o exemplo do binômio corpo/alma resta em Nietzsche favorável à discussão de como Freud também subverte a episme moderna. Freud, ao separar a pulsão e o objeto para modificar a ideia de perversão vigente em sua época, muda a noção de sexualidade, que afinal funda um campo novo de saber. Resta compreender se essa inversão que Freud promove é apenas uma inversão, uma ruptura com o pensamento da época, ou uma transvaloração de valores, segundo Nietzsche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Mascarenhas Fernandes

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clinica pela Universidade de São Paulo, Membro fundador do Instituto Viva Infância. Membro do Espaço Moebius (Salvador-Ba)

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Fernandes, C. M. (2015). Ruptura ou Transvaloração? Os ensaios de Freud sobre a sexualidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 89–111. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1168