A questão da identificação em O estádio do espelho e sua relação com a alteridade em Jacques Lacan

Autores

  • Renan Cota Valle Scarano Universidade Católica de Pelotas
  • Geovani Henrique Pertile Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Lacan. Sujeito. Alteridade. Linguagem

Resumo

O presente texto faz uma abordagem da questão da identificação na obra O Estádio do Espelho, publicada em 1949 por Jacques Lacan, relacionando tal momento ao surgimento da alteridade. Em primeiro momento, apresentam-se explanações sobre o conteúdo do texto, em seguida, abordam-se os conceitos de alteridade (pequeno outro e grande Outro). Em Lacan o sujeito é entendido em seu contexto, sua personalidade forma-se com o contato das figuras presentes no meio em que vive. O Estádio do Espelho também é explanado em discussão psicanalítica, as três fases do estádio e o significado para Lacan de tal conceito. Em seguida discorre-se sobre a questão do pequeno outro e do grande Outro na constituição do sujeito, abordando o papel da linguagem na relação de alteridade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Cota Valle Scarano, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Política Social; Doutorando em Política Social e Direitos Humanos pela UCPel.

Graduando em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Pelotas 

Geovani Henrique Pertile, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e graduando em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Ffranciscana (ESTEF)

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

Scarano, R. C. V., & Pertile, G. H. (2022). A questão da identificação em O estádio do espelho e sua relação com a alteridade em Jacques Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–21. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3893