La jouissance: o gozo feminino em Freud, Lacan e na contemporaneidade

Autores

  • Raissa Sales Sampaio
  • Débora Passos de Oliveira Universidade de Fortaleza (Unifor).

Palavras-chave:

Gozo feminino. Mulher. Freud. Lacan. contemporaneidade.

Resumo

O objetivo do estudo foi traçar um percurso teórico do conceito de gozo feminino. Através de uma revisão de literatura narrativa, abordamos o tema desde seus indícios em Freud e suas discussões sobre a feminilidade e seu componente misterioso, até Lacan, que a partir da criação do conceito de gozo e de suas teorias sobre a mulher, propõe a noção de gozo feminino como gozo do Outro – um gozo que está fora da lógica fálica; e terminamos por discutir o gozo na contemporaneidade. Ancorando-se no conceito de gozo e passando pelos contextos sócio históricos que suscitaram as discussões sobre feminilidade, o gozo feminino se apresenta como algo além do conhecimento e do domínio. Lacan propõe então a não existência de uma solução universal para o enigma do gozo feminino, famosamente declarando que “A mulher não existe”. Este caminho metapsicológico culmina com a contribuição de autores contemporâneos, como Néstor Braunstein, Colette Soler, Maria Rita Kehl, Pedro Ambra e Tânia Rivera que discutem sobre seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Sales Sampaio

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Débora Passos de Oliveira, Universidade de Fortaleza (Unifor).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Psicanalista e professora do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui mestrado em psicologia (com abordagem em teoria psicanalista) pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Sampaio, R. S., & Oliveira, D. P. de. (2023). La jouissance: o gozo feminino em Freud, Lacan e na contemporaneidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–25. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4596