Silêncio sobre a contribuição da produção psicanalítica de Hélio Pellegrino

Autores

Palavras-chave:

Amnésia Social, Hélio Pellegrino, Psicanálise, Compromisso Social, Estado da arte.

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa sobre os escritos psicanalíticos de Hélio Pellegrino e expõe o estado da arte sobre a produção psicanalítica do autor. Abarca um levantamento e leitura exploratória dos trabalhos psicanalíticos publicados pelo autor e sobre ele e um panorama da produção psicanalítica nas diferentes pastas dos seus arquivos pessoais, presentes no Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); constata que não há produção científica sobre seus escritos nesse campo; tece reflexões iniciais sobre o porquê de uma amnésia social da contribuição de seu pensamento para a Psicanálise no Brasil, por parte da pesquisa em Psicanálise, da crítica psicanalítica, das instituições psicanalíticas e dos psicanalistas, o que leva à interrogação do que se silencia ao silenciar sua contribuição. A hipótese desenvolvida no estudo é que isso passa pelo silêncio temático da essência do compromisso social da Psicanálise, entre outras questões.

Palavras-chave: Amnésia social. Hélio Pellegrino. Psicanálise. Compromisso social. Estado da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Leão de Castro, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professora substituta da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/FE). Pós-graduada pelo curso de especialização "De Freud a Lacan: Teoria da Clínica Psicanalítica Para o Século XXI", chancelado pela PUC - Goiás. Graduada em Psicologia, com ênfase em Processo de Avaliação, Clínicos e de Saúde e sub-ênfase em Psicologia Clínica - opção: psicanálise, pela PUC/Goiás. Tem os estudos realizados principalmente com as seguintes temáticas: subjetividade, cultura, psicanálise, psicologia social, educação, violência, fundamentos epistemológicos e projetos políticos de sociedade. 

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Castro, L. L. de. (2023). Silêncio sobre a contribuição da produção psicanalítica de Hélio Pellegrino. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4625