Metapsicologia do capital

Autores

  • David Pavón-Cuéllar Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo
  • Thales Fonseca Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Metapsicologia, Capitalismo, Psicanálise, Freud. Marx.

Resumo

Ao observar que existem configurações psíquicas inerentes ao sistema capitalista, aceita-se a tese geral de que o capitalismo é também uma determinada forma de psiquismo. Essa ideia justifica não só a análise direta do capitalismo pelos estudiosos do psiquismo, mas também a elaborada teoria do psiquismo vislumbrada na teoria do capitalismo que Marx nos oferece. Ao examinar as elaborações teóricas de Marx em torno do psiquismo, consegue-se distinguir dois níveis, um psicológico e outro que se denominará metapsicológico, para precisar que se estende mais além do psicológico, transbordando-o, transcendendo-o, constituindo-o e explicando-o. É assim que se pode chegar a enunciar a existência de uma metapsicologia do capital, na qual se encontram alguns dos principais aspectos definidores do âmbito metapsicológico em Freud, entre eles o fato de constituir um inconsciente concebido como sistema psíquico e localização lógica no psiquismo. Perceber-se-á como esse âmbito metapsicológico do inconsciente pode servir, tanto em Marx como em Freud, para explicar e demarcar a esfera psicológica da consciência e, por meio dela, de modo indireto, elucidar o que ocorre nos cumes metafísicos da religião e da mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Pavón-Cuéllar, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo

Doutor em Filosofia pela Universidade de Rouen. Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente da Faculdade de Psicologia da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (México). Reconhecido por suas investigações e reflexões na interseção entre o marxismo, a Psicologia Crítica, a Análise do Discurso e a Psicanálise de Jacques Lacan.

Thales Fonseca, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Psicólogo. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

Pavón-Cuéllar, D., & Fonseca, T. (2022). Metapsicologia do capital. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–12. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4662