O autismo no espelho

Autores

Palavras-chave:

Autismo, estádio do espelho, imagem especular, corpo, psicanálise

Resumo

O presente artigo investiga a operação da constituição do sujeito no autismo com base no conceito do estádio do espelho, desenvolvido e modificado por Lacan. O diagnóstico de autismo está aumentando de forma exponencial desde a nova classificação do DSM-5, a partir da qual tornou-se um espectro. Todavia, na Psicanálise, há uma maneira distinta de elaborar esse diagnóstico, que passa por uma série de observações clínicas de como a criança se relaciona com os pais ou cuidadores, com seu próprio corpo e com as palavras; sendo que o corpo e as palavras têm uma íntima relação na constituição subjetiva. O trabalho do analista está em construir uma borda nesse corpo, a fim de que a criança possa tratar e mediar sua relação com o Outro.

Palavras-chave: Autismo. Estádio do espelho. Imagem especular. Corpo. Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes de Brito Lima, Universidade Federal do Paraná

Mestre pem Psicologia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) (2021)

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (20160

Rosane Zétola Lustoza, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada do PPG em Psicologia da UFPR

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ

Nohemí Ibáñez Brown

Doutorado em Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos- Universidad Autonoma de Madrid (2007). Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. 

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

de Brito Lima, A., Lustoza, R. Z., & Ibáñez Brown, N. (2023). O autismo no espelho. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(23). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4780