A regressão na clínica psicanalítica: um estudo comparativo entre Klein e Winnicott

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5465

Resumo

Este artigo examina as convergências e divergências entre as ideias de Melanie Klein e D. W. Winnicott no que diz respeito à noção de regressão na clínica psicanalítica. Trata-se de um estudo teórico-conceitual, fundamentado em uma extensa revisão bibliográfica e respaldado tanto pelo conhecimento prévio dessas teorias quanto pela experiência clínica dos autores. Para Klein, a regressão não contribui positivamente para o processo analítico, pois, de acordo com a autora, o tratamento visa a garantir a conquista e a elaboração da posição depressiva. A regressão, nesse contexto, seria um retrocesso, levando o indivíduo de volta à posição esquizoparanoide. Em contraste, para Winnicott, a regressão tem como objetivo retomar algum estágio do desenvolvimento emocional que não pôde ser integrado devido à ocorrência de falhas ambientais. Ao regredir, o indivíduo tem a oportunidade de elaborar e integrar esse estágio que antes não pôde ser experienciado, desta vez, diante da confiabilidade de um setting especializado. Com o intuito de expandir nossos argumentos, recorre-se, ao final, a uma vinheta clínica para ilustrar os temas discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Psicanalista, mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Professor titular da UNIFEV (Votuporanga, São Paulo, Brasil), no curso de Pós-graduação em Psicanálise Clínica: O Sujeito Contemporâneo. Autor de diversos livros e artigos. Atualmente, realiza um pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação de diferentes linhagens psicanalíticas e sua relação com a psicopatologia. Finalista do Prêmio Jabuti (2023).

Filipe Pereira Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicanalista e psicólogo. Mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP (São Paulo, Brasil). Autor de artigos científicos e do livro “A interpretação psicanalítica: revisitando Klein e Winnicott”, publicado pela editora Blucher. Cocriador do podcast “Psicanálise de boteco”. 

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Almeida, A. P. de, & Vieira, F. P. (2025). A regressão na clínica psicanalítica: um estudo comparativo entre Klein e Winnicott. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5465