Alfabetização e letramento de crianças: funções docentes na perspectiva da Teoria da Sedução Generalizada
DOI:
https://doi.org/10.69751/arp.v13i25.5675Resumo
O processo de alfabetização e letramento de crianças é momento central de seu ingresso no mundo da linguagem escrita, sendo também marcante afetivamente. Para isso concorrem decisivamente docentes, cuja atuação pedagógica assume o caráter de mediação na construção do saber letrado e dos primeiros contatos com o texto escrito. Diante disso, neste artigo, resultante de trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, Adriana Lessa Viana, com orientação de Fernando César Bezerra de Andrade, desenvolveu uma pesquisa qualitativa, de natureza teórica, do tipo descritivo-bibliográfica e interpretativa, para responder à pergunta: que funções psíquicas inconscientes assumem docentes na relação com crianças em processo de alfabetização e letramento? Para respondê-la, objetivamos, à luz da Teoria da Sedução Generalizada, de Jean Laplanche, compreender as funções docentes na relação com a criança em processo de alfabetização e letramento. Postulamos, como hipótese, que, no contexto das relações docente-discentes durante a alfabetização e o letramento – sempre marcadas pela reabertura da situação antropológica fundamental que deu origem ao psiquismo inconsciente –, há duas funções docentes simultâneas: seduzir e apoiar traduções. Seduzir significa, no plano consciente, motivar para a aprendizagem e, no plano inconsciente, também endereçar para crianças mensagens enigmáticas associadas ao próprio desejo docente de saber, que nas origens é sexual (no sentido freudiano-laplancheano, isto é, pulsional, perverso, polimorfo). Já apoiar traduções implica em fornecer condições afetivas e culturais para a tradução do enigmático mediante alfabetização, de modo que, no letramento, sejam incluídos tanto o exercício do teorizar sobre si e o mundo quanto as próprias teorias disso resultantes. Concluímos serem fundamentais as funções docentes para que crianças, aprendendo a ler e escrever, motivem-se também por seus desejos para que os novos enigmas (das letras) permitam atualizar e traduzir os primeiros enigmas (os da sedução generalizada).