Psicanálise, reforma psiquiátrica e acompanhamento terapêutico: uma articulação possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5709

Resumo

Este trabalho buscou discorrer sobre uma possível articulação entre três campos de estudos e práticas: Psicanálise, Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o Acompanhamento Terapêutico (AT), partindo do pressuposto de que o AT, enquanto um dispositivo da Saúde Mental, se constituiu a partir de um contexto histórico que se atrela ao movimento da Reforma Psiquiátrica bem como com o deslocamento da psicanálise em relação a uma posição mais crítica e política em sua prática. Nesse sentido, optou-se como metodologia pela pesquisa bibliográfica e pelo levantamento de literatura de tipo narrativo, com vistas a discorrer brevemente sobre cada um desses campos de estudo e a delinear o ponto de enodamento entre eles. Abordou-se, ainda, sobre a recolocação do conceito de saúde para as implicações da clínica ampliada, sendo o AT um dispositivo no manejo com psicóticos a partir das contribuições da psicanálise.

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Biografia do Autor

Ana Clara Campidel Targino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis (Minas Gerais, Brasil), pós-graduanda em Psicanálise e Saúde Mental. 

Maria Carolina de Andrade Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Psicologia Institucional pela UFES e especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente, ocupa o cargo de Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis (Minas Gerais, Brasil), na área de Fundamentos e Intervenções em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem. 

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Publicado

27-03-2025

Como Citar

Targino, A. C. C., & Freitas, M. C. de A. (2025). Psicanálise, reforma psiquiátrica e acompanhamento terapêutico: uma articulação possível. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5709

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES