Considerações sobre Ópera do malandro: caminhos da censura e Linguagem

Autores

  • Roger Ferreira Xavier Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Suely da Fonseca Quintana Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Ópera do Malandro. Censura. Linguagem.

Resumo

O presente artigo é parte integrante do projeto de iniciação científica (PIBIC-UFSJ) intitulado “O texto e a música na dramaturgia brasileira como forma de resistência { ditadura militar de 1964”, sob orientação da Profa. Dra. Suely da Fonseca Quintana. Nosso recorte da pesquisa fundamenta-se em estudos historiográficos de Cristina Costa e Luiz Fernando Ramos sobre a Censura e o Teatro Brasileiro, bem como os recursos literários ligados à crítica descritos por Affonso Romano de Sant’Anna e a noção de ironia como uma relação discursiva entre o dito e o implícito - conforme reflexões de Linda Hutcheon. Para tanto, o musical Ópera do Malandro, obra de Chico Buarque de Holanda, escrito e encenado em 1978, será nosso objeto de análise em consonância com a recente mise-en-scène do diretor João Falcão, no Rio de Janeiro, em 2014.

Biografia do Autor

Roger Ferreira Xavier, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Graduando em Letras com ênfase em Estudos Literários pela UFSJ. Em 2013, participou do Projeto de Extensão Teatro para Todos: divulgação e pesquisa de dramaturgia online, coordenado pela Profa. Dra. Claudia Mariza Braga. Atualmente, é bolsista de iniciação científica (Edital no001/PROPE PIBIC/CNPq/UFSJ) sob orientação da Profa. Dra. Suely da Fonseca Quintana. É integrante do Geteb (Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro Brasileiro).

Suely da Fonseca Quintana, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestra em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, memória, estudos culturais, narrativa e literatura brasileira. Pós-doutorado realizado na Universidad de Santiago de Chile, sob supervisão da professora Ana Pizarro.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações