A natureza mortífera do rótulo nosológico e a criança diagnosticada

Autores

  • Cleber Lizardo de Assis Faculdade de Educação e Cultura de Porto Velho - UNESC-RO

Palavras-chave:

Psicopatologia Infantil, Psicodiagnóstico, D. W. Winnicott.

Resumo

Desenvolve reflexões sobre a psicopatologia infantil, a partir da proposta freudiana da psicanálise, seu conceito de sexualidade e de criança, sobretudo ao apresentar o determinismo psíquico na fórmula da “criança pai do adulto”. Defende-se uma abordagem da psicopatologia na clínica psicanalítica para além dos diagnósticos fechados e sistematizados pelos códigos psicopatológicos e amplamente divulgados no meio acadêmico e social tais como o DSM IV e CID 10; propõe a utilização do método clínico e introduz-se vinheta de caso clínico de uma criança diagnosticada e atendida em perspectiva da psicanálise winnicottiana, sobre o qual discute-se a idéia de resiliência psíquica e algumas possibilidades de abordagem profilática da criança na clínica e na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Lizardo de Assis, Faculdade de Educação e Cultura de Porto Velho - UNESC-RO

Doutorando em Psicologia Unisersidad del Salvador-AR. Mestre em Psicologia-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Docente da Faculdade de Educação e Cultura de Porto Velho - UNESC-RO.

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Assis, C. L. de. (2015). A natureza mortífera do rótulo nosológico e a criança diagnosticada. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 151–167. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1171