Os princípios da interpretação analítica freudiana no caso do Homem dos Ratos

Autores

  • Hudson Vieira de Andrade Universidade Federal de Alagoas
  • Cleyton Sidney de Andrade Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Psicanálise, Interpretação, Homem dos Ratos, Freud, Lacan

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a estrutura e constituição da interpretação analítica freudiana no caso do Homem dos Ratos. A interpretação freudiana representa no final do século XIX um novo modelo de inteligibilidade para os sintomas. Em seu início, ela se mobilizava na restituição daquilo que se apresentava imotivado e ininteligível ao analisante, haveria um saber por ele não sabido no qual a interpretação buscaria restitui uma relação de sentido, norteada pela teoria do complexo de Édipo. Contudo, um elemento heterogêneo passa a se destacar na clínica freudiana, indicando um ponto não susceptível ao deciframento interpretativo. Esse limite ao acréscimo de sentido não indicaria uma imperfeição ao saber interpretativo, ao contrário, é ele que estruturaria o próprio saber. Lacan indica uma crise na interpretação freudiana entre os anos de 1910 e 1920, haveria um descompasso entre seu material clínico e sua construção teórica. Isso levaria Freud a uma revisão de sua teoria nos anos subsequentes, concebendo um além do princípio do prazer, isso implica não apenas em uma nova concepção do aparelho psíquico, como também, uma redefinição de sua interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson Vieira de Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas

Cleyton Sidney de Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Psicólogo e psicanalista. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL. Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Federal de Alagoas. Integrante dos grupos de pesquisa do CNPQ - Psicanálise, clínica e contemporaneidade, e Epistemologia e Ciência Psicológica. Doutorado em Psicologia pela UFMG, área de concentração: Estudos Psicanalíticos.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

Andrade, H. V. de, & Andrade, C. S. de. (2020). Os princípios da interpretação analítica freudiana no caso do Homem dos Ratos. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(15), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2900