'Sujeito e Linguagem: um percurso entremeado pelo ‘idioleto manoelês archaico’

Autores

  • Bruno Monteiro Herculino Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Sujeito, Discurso, Psicanálise, Análise de Discurso.

Resumo

Tencionamos apresentar, na urdidura deste escrito, o conceito teórico de sujeito tanto para a Psicanálise fundada por Sigmund Freud e desdobrada por Jacques Lacan, quanto para a Análise de Discurso estabelecida por Michel Pêcheux. Interessa-nos pensar, na contradição de campos que se roçam sem ser correspondentes, as noções de incompletude, opacidade, divisão e metáfora como consequências dessa noção. Para tanto, lançaremos mão da poesia de Manoel de Barros, poeta das miudezas, que no entremeio do sujeito como efeito do inconsciente na teoria psicanalítica e da ideologia na teoria discursiva, faz falar como as noções de vazio e do poético podem ser colocadas em litoral. Deste modo, alinhavando poesia e teoria, demonstramos como a noção de sujeito faz presença (e ausência) no discurso poético e dançando ao puro som de nada de lalíngua, fratura o muro dos sentidos, fazendo surgir o novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Monteiro Herculino, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Graduado em psicologia pela Universidade de Franca. Pesquisador no Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimento (E-L@DIS) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do GELF (Grupo de Estudos em Lacan e Freud - Ribeirão Preto/USP).

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação. Professora do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos da FFCLRP/USP. Coordenadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP). E-mail: luciliamasousa@gmail.com.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Herculino, B. M., & Sousa, L. M. A. e. (2020). ’Sujeito e Linguagem: um percurso entremeado pelo ‘idioleto manoelês archaico’. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(16), 1–16. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3071

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.