Freud com Hegel: a operação de Lacan

Autores

  • Victor Hipolito Muguerza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marta D'Agord Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Sujeito, Lacan, Hegel, Psicanálise, Estádio do espelho

Resumo

O presente trabalho objetiva examinar as condições que possibilitaram a formulação lacaniana do conceito de sujeito. Nossa investigação tem como corpus a tese de Lacan, Da psicose paranoica em suas relações com a personalidade (2011), e textos publicados nos quatro anos subsequentes à defesa da tese (1932-1936). Demarcamos três momentos cruciais à formulação do conceito de sujeito por Lacan. Em primeiro lugar, a aproximação ao campo psicanalítico em função da problemática da tese. Num segundo momento, a constatação de impasses concernentes à teoria psicanalítica do narcisismo e à explicação freudiana para a gênese do Ego. Por fim, ao apropriar-se da filosofia hegeliana ao longo do curso sobre a Fenomenologia do Espírito, ministrado por Alexandre Kojève, Lacan encontrou um suporte para resolver tais impasses teóricos. Essa articulação da dialética da consciência-de-si hegeliana à metapsicologia freudiana, nomeamos aoperação de Lacan - cujo produto primeiro é a formulação sobre o estádio do espelho em 1936.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hipolito Muguerza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando no curso de Psicologia da UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia / UFRGS.

Marta D'Agord, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura. Instituto de Psicologia. UFRGS.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

Muguerza, V. H., & D’Agord, M. (2020). Freud com Hegel: a operação de Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(15), 1–24. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3173