A PSICANÁLISE VAI AO CINEMA: RELAÇÕES ENTRE A LINGUAGEM DO SONHO E A DA SÉTIMA ARTE

Autores

  • Raquel Furtado Conte Universidade de Caxias do Sul
  • Rinália Taís Benini Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

psicanálise, sonho, trabalho do sonho, cinema, linguagem cinematográfica

Resumo

O ano é 1895, Psicanálise e cinema nascem juntas. Freud, ao publicar com Breuer, Estudos sobre a histeria, dá o pontapé inicial para o que viria ser a teoria psicanalítica. Já, o princípio do que se tornaria a arte mais popular de todas, ocorre com a primeira projeção pública do cinematógrafo, aparelho que reproduzia numa tela o movimento criado a partir de uma sequência de fotografias, pelos irmãos Lumière, em Paris. Apesar de compreenderem de dispositivos teóricos e técnicos diferentes, a Psicanálise e o cinema não possuem em comum apenas o mesmo marco histórico, mas também, afinidades entre suas específicas linguagens. É por meio do sonho que adentramos no mundo do cinema. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as possíveis relações entre as linguagens do sonho e do cinema à luz da Psicanálise. O estudo foi delineado a partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica de caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de livros, artigos, teses e dissertações publicadas no período de 1971 a 2017.  Sendo assim, obtivemos a correlação, atravessada pela Psicanálise, entre a linguagem do sonho e a da sétima arte. Dentre algumas dessas aproximações, podemos citar a de que pode ser o cinema, a tradução do nosso desejo mais secretamente inconsciente, assim como o sonho, que possibilita, através dos significados que detém, a realização disfarçada de um desejo. Além disso, enquanto a sétima arte se propõe a colocar o discurso simbólico em imagens, o sonho, na teoria psicanalítica, habilita a passagem da imagem à palavra. Ao aliar a imagem à palavra, produzindo uma ficção, o cinema pode conduzir o espectador ao sonho, à fantasia, às emoções, reflexões e ao entretenimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Furtado Conte, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Diversidade e Inclusão Social (FEEVALE), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Graduada em Psicologia (UCS).  Professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul.

 

Rinália Taís Benini, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

Furtado Conte, R., & Benini, R. T. (2020). A PSICANÁLISE VAI AO CINEMA: RELAÇÕES ENTRE A LINGUAGEM DO SONHO E A DA SÉTIMA ARTE. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(15), 1–25. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3190