Desejo e passado: observações sobre a tensão entre memória e rememoração na psicanálise freudiana

Autores

  • Léa Silveira Universidade Federal de Lavras - UFLA

Palavras-chave:

Psicanálise freudiana, metapsicologia, memória.

Resumo

A psicanálise freudiana, como se sabe, carrega em seu cerne a ideia de que determinadas inscrições mnêmicas influenciam sobremodo o comportamento sem que a elas a consciência tenha acesso. Por um lado, supõe-se que, especialmente, os acontecimentos da infância marcam profundamente os destinos do funcionamento psíquico e, por outro, que essas marcas são inacessíveis enquanto tais. Acompanharemos algumas pontuações de Freud que se encaminham para o estabelecimento da inteligibilidade, no registro metapsicológico, dessa dupla tese. Isso será feito à luz de alguns dos fenômenos que impuseram, a partir da clínica, o enigma da memória: a lembrança encobridora, a amnésia infantil, o sonho e a transferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Silveira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professora de Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA); doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Lavras, Minas Gerais, Br.)

Downloads

Publicado

05-06-2013

Como Citar

Silveira, L. (2013). Desejo e passado: observações sobre a tensão entre memória e rememoração na psicanálise freudiana. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(2), 77–93. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/374