A comédia dos sexos nas parcerias amorosas

Autores

  • Renata Damiano Riguini Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
  • Ilka Franco Ferrari Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Associação Mundial de Psicanálise

Palavras-chave:

Falo, parceiro, comédia, sexuação, gozo.

Resumo

Neste artigo pretendemos abordar, a partir da psicanálise de orientação lacaniana, a comédia dos sexos tal como ela nos retorna via senso comum. Nossa intenção é ler, no saber do cotidiano, encontrado na internet e nas tiradas de humor, as formulações lacanianas sobre as tábuas da sexuação, consequentemente, sobre o que é ser homem e o que é ser mulher, ou seja, sobre o masculino e o feminino. Nesse percurso, Freud não será esquecido, pois, desde 1907, no texto Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen, já nos dizia que os escritores criativos são aliados valiosos e testemunhas de vasta gama de coisas entre o céu e a terra. Também em suas formulações sobe o Édipo, compatíveis com sua experiência clínica, ele percebia que a diferença anatômica impunha diferenças psíquicas à medida que a referência ao órgão dá lugar à constituição subjetiva e à forma de distribuição de gozo. Veremos, ao longo deste trabalho, como nos encontros e desencontros amorosos, mediados pelo falo, encontraremos a comédia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Damiano Riguini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), bolsista Capes, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais. (Belo Horizonte, Minas Gerais, Br.)

Ilka Franco Ferrari, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, Associação Mundial de Psicanálise

Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, coordenadora da Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), membro da Associação Mundial de Psicanálise, editora responsável pela revista Psicologia em Revista. (Belo Horizonte, Minas Gerias, Br.)

Downloads

Publicado

05-06-2013

Como Citar

Riguini, R. D., & Ferrari, I. F. (2013). A comédia dos sexos nas parcerias amorosas. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(2), 94–116. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/375