A Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em Psicanálise

Autores

  • Cleber Lizardo de Assis Faculdades Integradas Cacoal - UNESC-RO

Palavras-chave:

Pesquisa em Psicanálise, Epistemologia e Ciência, Razão suficiente.

Resumo

Defende-se que seja necessário apresentar uma justificativa epistemológica da pesquisa psicanalítica, como elemento de fundamentação geral de um trabalho de investigação, apontando suas características científicas e epistemológicas a serem empreendidas. Nesse sentido, este trabalho assim se organiza e objetiva: uma discussão breve sobre epistemologia e ciência, em especial, na Psicologia; trata-se do diferencial epistemológico em Psicanálise; e, finalmente, evoca-se a discussão epistemológica desenvolvida por A. Schopenhauer, em torno da sua noção de Razão Suficiente do Devir e do Conhecer, como possibilidades de fundamento para a pesquisa em Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Lizardo de Assis, Faculdades Integradas Cacoal - UNESC-RO

Mestre em Psicologia/Processos Psicossociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutorando em Psicologia na Univsersidad del Salvador-AR (USAL). Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Psicossociais Regionais (Linhas de Pesquisa: Saúde Mental Coletiva e Gênero e Violência) da UNESC-RO - Faculdades Integradas Cacoal.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Como Citar

de Assis, C. L. (2013). A Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em Psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(3), 84–100. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/464