Neurose e psicose na CID-10 e DSM-IV: o que é ignorado?

Autores

  • Marina Silveira de Resende Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Roberto Calazans Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Psicanálise, Neurose, Psicose, CID-10, DSM-IV-TR.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como a pretensa abolição do diagnóstico diferencial neurose e psicose na CID-10 e no DSM-IV-TR tem por objetivo de tirar de cena não somente o debate etiológico, mas também a teoria psicanalítica. Para tal, iremos nos dedicar a uma análise da CID-10 e do DSM-IV-TR a partir do debate etiológico e histórico em torno dos conceitos de neurose e psicose. Com isso, terminamos por demonstrar a predileção desses manuais pelo termo transtorno e como ele tem por objetivo calar toda manifestação do mal-estar do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Silveira de Resende, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista CAPES.

Roberto Calazans, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Como Citar

de Resende, M. S., & Calazans, R. (2013). Neurose e psicose na CID-10 e DSM-IV: o que é ignorado?. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(3), 145–174. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/467