Representações de Gênero e Resolução de Conflitos Morais entre Jovens na Escola

Autores

  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Palavras-chave:

representações de gênero, conflitos morais, jovens, escola.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar como as representações dos jovens sobre gênero atuam no modo como eles interpretam e resolvem uma situação de conflito moral na escola. Parte-se dos referenciais da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e de perspectivas críticas sobre os estudos de gênero, como contribuintes de aspectos conceituais e metodológicos, na análise do funcionamento psíquico. Foram levantadas informações com 400 jovens (15 a 21 anos) de escolas públicas e particulares que responderam por escrito a quatro questões sobre os sentimentos, os pensamentos e o dever das personagens (meninos ou meninas) diante de uma situação de homofobia na escola. Analisou-se a perspectiva de gênero na resolução do conflito considerando o sexo das personagens e o sexo dos participantes. Os resultados demonstram que as representações de gênero têm papel relevante no modo como os(as) jovens resolvem conflitos interpessoais, marcando a reprodução de estereótipos nas relações sociais entre os gêneros na escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Lemos de Souza, L. (2014). Representações de Gênero e Resolução de Conflitos Morais entre Jovens na Escola. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 118–129. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/830

Edição

Seção

Artigos