Representações de Gênero e Resolução de Conflitos Morais entre Jovens na Escola

Auteurs-es

  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mots-clés :

representações de gênero, conflitos morais, jovens, escola.

Résumé

O objetivo desta pesquisa foi investigar como as representações dos jovens sobre gênero atuam no modo como eles interpretam e resolvem uma situação de conflito moral na escola. Parte-se dos referenciais da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e de perspectivas críticas sobre os estudos de gênero, como contribuintes de aspectos conceituais e metodológicos, na análise do funcionamento psíquico. Foram levantadas informações com 400 jovens (15 a 21 anos) de escolas públicas e particulares que responderam por escrito a quatro questões sobre os sentimentos, os pensamentos e o dever das personagens (meninos ou meninas) diante de uma situação de homofobia na escola. Analisou-se a perspectiva de gênero na resolução do conflito considerando o sexo das personagens e o sexo dos participantes. Os resultados demonstram que as representações de gênero têm papel relevante no modo como os(as) jovens resolvem conflitos interpessoais, marcando a reprodução de estereótipos nas relações sociais entre os gêneros na escola. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Publié-e

2014-12-05

Comment citer

Lemos de Souza, L. (2014). Representações de Gênero e Resolução de Conflitos Morais entre Jovens na Escola. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 118–129. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/830

Numéro

Rubrique

Artigos