v. 4, n. 1 (2015)

Revista Tempos Gerais

Apresentamos à comunidade acadêmica esse dossiê relativo à História da Educação e perspectivas no tratamento dos caminhos de investigações realizadas nesse campo de pesquisa. Os resultados desses trabalhos são apresentados nesta coletânea por oito autores que, cada um a seu modo, apresentam pesquisa e análise de lugares e espaços diversos com objetivo de averiguar, articular e (des)velar as tramas históricas no interior dos acontecimentos no âmbito global ou local.

O campo das pesquisas em História da Educação, no Brasil, ocorreu de forma crescente nas últimas quatro décadas e, por isso mesmo, nos diversos congressos, seminários e encontros da área, as discussões continuam em aberto e muito “vivas”. Os trabalhos em História da Educação vêm mostrando a importância e relevância de reflexão pela diversidade e variedades metodológicas no tratamento dos objetos estudados e das fontes. Olhar para o passado na perspectiva dos estudos históricos significa, como nos sugere Walter Benjamin, apropriar-se de reminiscências e não como o acontecimento foi de fato. De todo modo, cabe ao estudioso da história, por meio dessas “reminiscências”, aproximar-se do acontecido, e as fontes poderão oferecer indícios explicativos das diversas temporalidades. Esse é o esforço que muitos historiadores têm realizado para compreender o desenvolvimento do processo educacional no tempo. Decorrente de reflexão acadêmica recente, os trabalhos aqui apresentados têm como objetivo contribuir para a análise dessa História, bem como compartilhar resultados dos esforços que cada autor realizou a partir de suas linhas de pesquisa e atuação profissional. Os artigos registram diferentes momentos históricos e abordagens peculiares para pensar a educação em diferentes matrizes e concepções teórico-metodológica.

A importância temática levou o Departamentos de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei, MG, por meio dos editores da Revista Tempos Gerais, a reservar esse espaço acadêmico para apresentar trabalhos voltados para a História da Educação, já que no interior da graduação e pós-graduação de História da UFSJ o tema está presente por meio de discussões, debates e pesquisa.

Professor Orlando José de Almeida Filho Coordenador da coletânea História da Educação

Sumário

Sumário

Sumário -
PDF

Editorial

 
PDF

Artigos

Thiago Borges de Aguiar
XML
Mauro Castilho Gonçalves
XML
Marcos Roberto de Faria
XML
Itamar Freitas, Margarida Maria Dias de Oliveira
XML
Laerthe de Moraes Abreu Junior
XML
Selma de Araujo Torres Omuro
XML
Orlando José de Almeida Filho
XML