v. 4 n. 1 (2015): Revista Tempos Gerais

Apresentamos à comunidade acadêmica esse dossiê relativo à História da Educação e perspectivas no tratamento dos caminhos de investigações realizadas nesse campo de pesquisa. Os resultados desses trabalhos são apresentados nesta coletânea por oito autores que, cada um a seu modo, apresentam pesquisa e análise de lugares e espaços diversos com objetivo de averiguar, articular e (des)velar as tramas históricas no interior dos acontecimentos no âmbito global ou local.

O campo das pesquisas em História da Educação, no Brasil, ocorreu de forma crescente nas últimas quatro décadas e, por isso mesmo, nos diversos congressos, seminários e encontros da área, as discussões continuam em aberto e muito “vivas”. Os trabalhos em História da Educação vêm mostrando a importância e relevância de reflexão pela diversidade e variedades metodológicas no tratamento dos objetos estudados e das fontes. Olhar para o passado na perspectiva dos estudos históricos significa, como nos sugere Walter Benjamin, apropriar-se de reminiscências e não como o acontecimento foi de fato. De todo modo, cabe ao estudioso da história, por meio dessas “reminiscências”, aproximar-se do acontecido, e as fontes poderão oferecer indícios explicativos das diversas temporalidades. Esse é o esforço que muitos historiadores têm realizado para compreender o desenvolvimento do processo educacional no tempo. Decorrente de reflexão acadêmica recente, os trabalhos aqui apresentados têm como objetivo contribuir para a análise dessa História, bem como compartilhar resultados dos esforços que cada autor realizou a partir de suas linhas de pesquisa e atuação profissional. Os artigos registram diferentes momentos históricos e abordagens peculiares para pensar a educação em diferentes matrizes e concepções teórico-metodológica.

A importância temática levou o Departamentos de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei, MG, por meio dos editores da Revista Tempos Gerais, a reservar esse espaço acadêmico para apresentar trabalhos voltados para a História da Educação, já que no interior da graduação e pós-graduação de História da UFSJ o tema está presente por meio de discussões, debates e pesquisa.

Professor Orlando José de Almeida Filho Coordenador da coletânea História da Educação

Publicado: 2017-01-03