A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático

Autores

  • Marcos Vinícius Pacheco Pereira UFVJM
  • Cecília Serra Macedo UFVJM
  • Danielle Piuzana UFVJM
  • Marcelino Santos de Morais UFVJM

Palavras-chave:

Maquete, Ensino-Aprendizagem, Cartografia

Resumo

Este trabalho é oriundo do projeto de divulgação científica  GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) que, usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, construiu uma maquete da Serra do Espinhaço Meridional voltada para práticas lúdicas para o Ensino Fundamental e Médio. A maquete representa um  importante recurso de comunicação e forte potencial didático para a análise integrada da paisagem e compreensão do espaço geográfico num processo de ensino-aprendizagem, sendo a Cartografia a ciência que norteia o caminho sobre a importância e os métodos de representação do espaço. Através de pesquisa bibliográfica e atividades de campo realizados na porção Meridional da Serra do Espinhaço, foi possível refletir e desenvolver uma prática pedagógica lúdica não formal e complementar para o entendimento do espaço geográfico no qual estudantes do ensino fundamental e médio residem, como é o caso de Diamantina em relação a Serra. A elaboração da maquete propiciou não só uma importante noção da abrangência territorial da Serra do Espinhaço Meridional, como também uma absorção de informações interdisciplinares, devido aos diferentes elementos nela representados, podendo ser utilizada no ensino da Geografia além de outras disciplinas em todos os ciclos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Pacheco Pereira, UFVJM

Aluno do Bacharelado em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG

Cecília Serra Macedo, UFVJM

Aluna do Bacharelado em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG

Danielle Piuzana, UFVJM

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília/Australian National University (2002). Professora Adjunta III da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Geociências. 

Marcelino Santos de Morais, UFVJM

Geógrafo e professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Geografia e Geociências em geral. 

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Pereira, M. V. P., Macedo, C. S., Piuzana, D., & de Morais, M. S. (2013). A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático. Revista Territorium Terram, 1(2), 65–80. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/317