A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático
Palavras-chave:
Maquete, Ensino-Aprendizagem, CartografiaResumo
Este trabalho é oriundo do projeto de divulgação científica GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) que, usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, construiu uma maquete da Serra do Espinhaço Meridional voltada para práticas lúdicas para o Ensino Fundamental e Médio. A maquete representa um importante recurso de comunicação e forte potencial didático para a análise integrada da paisagem e compreensão do espaço geográfico num processo de ensino-aprendizagem, sendo a Cartografia a ciência que norteia o caminho sobre a importância e os métodos de representação do espaço. Através de pesquisa bibliográfica e atividades de campo realizados na porção Meridional da Serra do Espinhaço, foi possível refletir e desenvolver uma prática pedagógica lúdica não formal e complementar para o entendimento do espaço geográfico no qual estudantes do ensino fundamental e médio residem, como é o caso de Diamantina em relação a Serra. A elaboração da maquete propiciou não só uma importante noção da abrangência territorial da Serra do Espinhaço Meridional, como também uma absorção de informações interdisciplinares, devido aos diferentes elementos nela representados, podendo ser utilizada no ensino da Geografia além de outras disciplinas em todos os ciclos de ensino.Downloads
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Publicado
2013-10-02
Como Citar
Pereira, M. V. P., Macedo, C. S., Piuzana, D., & de Morais, M. S. (2013). A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático. Revista Territorium Terram, 1(2), 65–80. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/317
Edição
Seção
ARTIGOS
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