A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático

Marcos Vinícius Pacheco Pereira, Cecília Serra Macedo, Danielle Piuzana, Marcelino Santos de Morais

Resumo


Este trabalho é oriundo do projeto de divulgação científica  GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) que, usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, construiu uma maquete da Serra do Espinhaço Meridional voltada para práticas lúdicas para o Ensino Fundamental e Médio. A maquete representa um  importante recurso de comunicação e forte potencial didático para a análise integrada da paisagem e compreensão do espaço geográfico num processo de ensino-aprendizagem, sendo a Cartografia a ciência que norteia o caminho sobre a importância e os métodos de representação do espaço. Através de pesquisa bibliográfica e atividades de campo realizados na porção Meridional da Serra do Espinhaço, foi possível refletir e desenvolver uma prática pedagógica lúdica não formal e complementar para o entendimento do espaço geográfico no qual estudantes do ensino fundamental e médio residem, como é o caso de Diamantina em relação a Serra. A elaboração da maquete propiciou não só uma importante noção da abrangência territorial da Serra do Espinhaço Meridional, como também uma absorção de informações interdisciplinares, devido aos diferentes elementos nela representados, podendo ser utilizada no ensino da Geografia além de outras disciplinas em todos os ciclos de ensino.

Palavras-chave


Maquete, Ensino-Aprendizagem, Cartografia

Texto completo:

PDF