O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, práticas lúdicas, interdisciplinaridadeResumo
O Projeto GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem) surgiu no primeiro semestre de 2011 no Bacharelado em Humanidades da UFVJM tendo como objetivo integrar pesquisa e extensão universitária, trabalhando o conhecimento científico de forma artística e lúdica em geociências e suas interfaces diretas com a geografia, física, química, biologia e demais áreas de conhecimento para o ensino básico e médio. Encontra-se articulado a duas instituições federais, a UFVJM e UFMG/IGC. A UFMG é importante parceira do Projeto GAIA por ter disponibilizado o espaço físico para a execução do Projeto (desde os estudos científicos, espaços para confecção do material artístico e exposição dos núcleos) no qual escolas do ensino básico e médio de Diamantina e arredores tenham o ponto referencia para visitação. Acredita-se assim que os núcleos de exposição do Projeto GAIA venham colaborar na formação e prática docente no que concerne à criação de novos espaços de ciência que possam ser mais dinâmicos, com espaços integrados entre áreas de conhecimento no qual estudantes e professores possam interagir com os objetos estudados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-02
Como Citar
Santos, A. P., Silva, T. D., Piuzana, D., de Morais, M. S., & Gontijo, B. (2013). O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA. Revista Territorium Terram, 1(2), 87–106. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/318
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.