Elaboração de mapa interativo em Webgis como meio de promover a atividade turística: um experimento na rota sede - Nova Lima (MG)

Autores

  • Karina Gloria da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iago da Silva Rios Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lilian Aline Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro Pacheco Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

mapas interativos, Sistema de Informação Geográfica, turismo

Resumo

O trabalho apresenta uma ferramenta criada a partir da aplicação de recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG), que agrupa os atrativos turísticos da Rota Sede de Nova Lima, Minas Gerais, em um local virtual e interativo. Essa ferramenta dinâmica, denominada WebGIS, permite a disponibilização de informações na internet referentes às principais características e a localização dos pontos turísticos, oferecendo facilidade e rapidez ao acesso às informações pelos usuários através de um mapa interativo alojado em um website. Esse website foi elaborado através da linguagem Html (Hyper Text Mark-up Language) incorporada ao Css (Cascading Style Sheets), que permitiu a criação de uma base virtual de suporte de informações e a construção de um layout. Aplicado ao Turismo, os SIGs representam ainda uma potencial ferramenta de ordenamento do território, podendo auxiliar em atividades de planejamento urbano por meio de técnicas de representação abstrata ou simplificação de fenômenos espaciais em ambientes computacionais. Este estudo desenvolveu ainda uma simulação espacial do circuito turístico da sede do Município através da criação de um mapa interativo onde estão localizadas pontualmente as atrações turísticas do roteiro por meio de hiperlinks, os quais permitem o direcionamento aos seus respectivos panoramas virtuais e resumos explicativos. Dessa forma, buscou-se com este trabalho apresentar uma metodologia de elaboração de um instrumento interativo de divulgação de atrativos turísticos, que tem como objetivo a dinamização do setor turístico da Rota Sede de Nova Lima (MG), cidade alvo desse experimento desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Gloria da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Geografia - Instituto de Geociências 

Geografia

Iago da Silva Rios, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Geografia - Instituto de Geociências 

Geografia

Lilian Aline Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Geografia - Instituto de Geociências 

Geografia

Amanda Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Geografia - Instituto de Geociências 

Geografia

Leandro Pacheco Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Departamento de Geografia - Instituto de Geociências 

Geografia

 

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Silva, K. G. da, Rios, I. da S., Machado, L. A., Oliveira, A. R. . de, & Ribeiro, L. P. (2013). Elaboração de mapa interativo em Webgis como meio de promover a atividade turística: um experimento na rota sede - Nova Lima (MG). Revista Territorium Terram, 1(2), 107–122. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/325