Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo

Autores

  • Debora Linhares da Silva Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental LOCUS
  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim Universidade Federal do Ceará / Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia

Palavras-chave:

Projetos de Vida, Estima de Lugar, Jovens Adolescentes

Resumo

Este trabalho, parte da dissertação da autora, busca relações entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relação às escolas em que estudam, corroborados na análise de indicadores afetivos como autoestima, autoeficácia e perspectiva de futuro. Pesquisa de caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. As atividades ocorreram em cinco escolas públicas de Fortaleza, com estudantes de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As categorias com maior incidência foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissão / formação específica e família. Estes aspectos apontam que as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida, que sua perspectiva de futuro está associada à realização profissional e que conseguem visualizar a necessidade de investir em si mesmos, evidenciando a autoeficácia. A escola mostra-se o lugar onde poderão construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Linhares da Silva, Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental LOCUS

Psicóloga, Mestra em Psicologia, Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental - LOCUS da Universidade Federal do Ceará.

Zulmira Áurea Cruz Bomfim, Universidade Federal do Ceará / Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990) e Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pesquisadora pela Universidade de Barcelona em Espaço Público e Regeneração Urbana (2001) e Pós-doutorado na Universidade da Coruña-Espanha (2011). Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo pesquisas na linha de Vulnerabilidade social e processos psicossociais. Atua nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, afetividade, mapas afetivos; comportamentos pró-ambientais, vulnerabilidade sócio-ambiental e juventude. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental- LOCUS-UFC e é líder do grupo de pesquisa em psicologia ambiental do Cnpq.

Downloads

Publicado

2019-03-26

Como Citar

da Silva, D. L., & Cruz Bomfim, Z. Áurea. (2019). Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–20. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2793

Edição

Seção

Artigos