Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo
Palabras clave:
Projetos de Vida, Estima de Lugar, Jovens AdolescentesResumen
Este trabalho, parte da dissertação da autora, busca relações entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relação às escolas em que estudam, corroborados na análise de indicadores afetivos como autoestima, autoeficácia e perspectiva de futuro. Pesquisa de caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. As atividades ocorreram em cinco escolas públicas de Fortaleza, com estudantes de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As categorias com maior incidência foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissão / formação específica e família. Estes aspectos apontam que as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida, que sua perspectiva de futuro está associada à realização profissional e que conseguem visualizar a necessidade de investir em si mesmos, evidenciando a autoeficácia. A escola mostra-se o lugar onde poderão construir caminhos diferenciados dos hoje vividos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492