Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo

Autores/as

  • Debora Linhares da Silva Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental LOCUS
  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim Universidade Federal do Ceará / Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia

Palabras clave:

Projetos de Vida, Estima de Lugar, Jovens Adolescentes

Resumen

Este trabalho, parte da dissertação da autora, busca relações entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relação às escolas em que estudam, corroborados na análise de indicadores afetivos como autoestima, autoeficácia e perspectiva de futuro. Pesquisa de caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. As atividades ocorreram em cinco escolas públicas de Fortaleza, com estudantes de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As categorias com maior incidência foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissão / formação específica e família. Estes aspectos apontam que as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida, que sua perspectiva de futuro está associada à realização profissional e que conseguem visualizar a necessidade de investir em si mesmos, evidenciando a autoeficácia. A escola mostra-se o lugar onde poderão construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Debora Linhares da Silva, Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental LOCUS

Psicóloga, Mestra em Psicologia, Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental - LOCUS da Universidade Federal do Ceará.

Zulmira Áurea Cruz Bomfim, Universidade Federal do Ceará / Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990) e Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pesquisadora pela Universidade de Barcelona em Espaço Público e Regeneração Urbana (2001) e Pós-doutorado na Universidade da Coruña-Espanha (2011). Professora Associada III do Programa de Pós Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo pesquisas na linha de Vulnerabilidade social e processos psicossociais. Atua nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, afetividade, mapas afetivos; comportamentos pró-ambientais, vulnerabilidade sócio-ambiental e juventude. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental- LOCUS-UFC e é líder do grupo de pesquisa em psicologia ambiental do Cnpq.

Publicado

2019-03-26

Cómo citar

da Silva, D. L., & Cruz Bomfim, Z. Áurea. (2019). Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–20. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2793

Número

Sección

Artigos