Relações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: uma revisão da literatura
Palavras-chave:
Habilidades sociais, relacionamento pais e filhos, habilidades sociais educativas, treinamento de habilidades sociais.Resumo
O presente artigo teve como objetivo efetuar uma revisão bibliográfica narrativa focada nas habilidades sociais (HS) dos pais e sua influência no modo como criam seus filhos e no repertório social destes. HS é um conjunto de capacidades utilizadas para se comportar no meio social. As HS educativas seriam um conjunto especifico utilizado na tarefa de educar. Foi feita uma análise de artigos encontrados nas bases de dados: Lilacs e Scientific Electronic Library Online. A literatura aponta que pais com níveis mais elevados de HS educativas (HSE) possuem filhos socialmente habilidosos e com menos problemas de comportamento. Além disso, o envolvimento positivo dos pais nas atividades em geral dos filhos faz com que estes sejam mais competentes socialmente e academicamente. Treinamentos em habilidades sociais, tanto educativas quanto educativas parentais, mostraram-se eficazes na melhora do repertório social de pais e filhos, bem como na relação entre eles.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492