Relações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: uma revisão da literatura

Auteurs-es

  • Erika Borges dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • João Wachelke Universidade Federal de Uberlândia

Mots-clés :

Habilidades sociais, relacionamento pais e filhos, habilidades sociais educativas, treinamento de habilidades sociais.

Résumé

O presente artigo teve como objetivo efetuar uma revisão bibliográfica narrativa focada nas habilidades sociais (HS) dos pais e sua influência no modo como criam seus filhos e no repertório social destes. HS é um conjunto de capacidades utilizadas para se comportar no meio social. As HS educativas seriam um conjunto especifico utilizado na tarefa de educar. Foi feita uma análise de artigos encontrados nas bases de dados: LilacsScientific Electronic Library Online.  A literatura aponta que pais com níveis mais elevados de HS educativas (HSE) possuem filhos socialmente habilidosos e com menos problemas de comportamento. Além disso, o envolvimento positivo dos pais nas atividades em geral dos filhos faz com que estes sejam mais competentes socialmente e academicamente. Treinamentos em habilidades sociais, tanto educativas quanto educativas parentais, mostraram-se eficazes na melhora do repertório social de pais e filhos, bem como na relação entre eles.

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Bibliographies de l'auteur-e

Erika Borges dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia

João Wachelke, Universidade Federal de Uberlândia

Professor na Universidade Federal de Uberlândia

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Publié-e

2019-03-20

Comment citer

Santos, E. B. dos, & Wachelke, J. (2019). Relações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: uma revisão da literatura. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–15. Consulté à l’adresse http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2964

Numéro

Rubrique

Artigos