Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitores

Authors

  • Luciana Dadico

Keywords:

Livros-texto. Leitura. Novas mídias. Experiência. Teoria crítica.

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever as categorias imanentes do livro em tela. Primeiramente, discute-se o “livro em tela” como objeto, substancialmente afetado pela mediação digital. Em seguida, trata-se das condições epistemológicas dadas para sua investigação. Partindo de uma concepção teórico-crítica do fenômeno, buscou-se compreender como o livro em tela aparece para o seu leitor. Esta pesquisa envolveu entrevistas semiabertas (gravadas e sem aplicação de questionário) com dez leitores adultos e brasileiros, focalizando as imagens do livro em tela que compareciam nas falas dos entrevistados. A análise destas imagens permitiu identificar as seguintes categorias imanentes do livro em tela: efemeridade; bidimensionalidade; alta-portabilidade; inconstância do fundo; disposição em rede; responsibilidade; inflexibilidade; multifuncionalidade; personificação; conservação temporária; acessibilidade imediata; e semipadronização. Espera-se que este estudo possa tornar mais evidentes as mudanças recentes da forma do livro, que se encontram articuladas à estrutura de nossa experiência no contexto da digitalização da cultura.

Palavras-chave: Livros-texto. Leitura. Novas mídias. Experiência. Teoria crítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-09-01

How to Cite

Dadico, L. (2017). Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitores. Psychosocial Researches and Practices, 12(3), 17. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2656

Issue

Section

Artigos