A Psicologia Social Comunitária e as Epistemologias do Sul:

um diálogo necessário em contextos neoliberais

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária, Epistemologias do Sul, Neoliberalismo, Pós-colonialismo

Resumo

O presente ensaio busca comentar as principais aproximações entre a Psicologia Social Comunitária e as Epistemologias do Sul, a partir de perspectivas pós-coloniais. Além disso, pretende-se problematizar os desafios desses campos de conhecimento no desenvolvimento de práticas capazes de contribuir para a emancipação das populações oprimidas. Na primeira parte, propõe-se contextualizar o surgimento e desenvolvimento da Psicologia Social Comunitária no Brasil. Na segunda, são apresentadas as Epistemologias do Sul, suas críticas e contribuições. Em seguida, são discutidas algumas aproximações entre a Psicologia Social Comunitária e as Epistemologias do Sul. Por fim, são problematizados alguns desafios para o desenvolvimento de uma práxis emancipatória em contextos neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maximiliano Rodrigues, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNA. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), MG, Brasil. Bolsista da UFSJ

Andréa Moreira Lima, Centro Universitário UNA

Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, Brasil.

Marcos Vieira Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Psicologia Social Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Rodrigues, M., Lima, A. M., & Silva, M. V. (2022). A Psicologia Social Comunitária e as Epistemologias do Sul:: um diálogo necessário em contextos neoliberais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 17(1), 12. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3760

Edição

Seção

Artigos