O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência.

Authors

Keywords:

Gênero e sexualidade, Educação básica, Oficinas pedagógicas, Conflitos interpessoais.

Abstract

A partir do relato de experiência de um estudante de licenciatura em história, apresentamos algumas reflexões sobre o papel da escola na manutenção ou no combate ao preconceito e discriminação por estereótipos de gênero e sexualidade. O estudante, durante o estágio em duas escolas públicas de educação básica da cidade de Montes Claros (MG), realizou uma oficina sobre gênero e sexualidade em resposta a conflitos interpessoais motivados por preconceito, com resultados animadores. Em diálogo com a teoria queer e com autores que discutem a resolução de conflitos e a aplicação de oficinas pedagógicas, apresentamos como os conflitos interpessoais podem ser oportunidades importantes para o aprendizado de atitudes e valores democráticos e para a formação ética, assim como mostrar que oficinas pedagógicas são ferramentas bastante úteis nesse trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Baioni do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Psicólogo e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP)

Coordenador do (in)serto - Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Violência da Unimontes

Published

2020-06-05

How to Cite

Nascimento, R. B. do, Amorin, M. M. T., & Silva, E. C. R. (2020). O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência. Psychosocial Researches and Practices, 15(2), 1–19. Retrieved from http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3167

Issue

Section

Artigos