Psicologia da era virtual: estrutura das atitudes frente ao Facebook

Autores/as

  • Carlos Eduardo Pimentel
  • Roosevelt Vilar
  • Jaqueline Gomes Cavalcanti
  • Giovanna Barroca de Moura

Resumen

O site de relacionamento social com maior número de usuários em todo o mundo é o Facebook. Nesse site se relacionam milhares de pessoas. Estudar as atitudes frente ao Facebook pode ser muito importante para melhor entender o comportamento dos seus usuários a partir da psicologia social. Portanto, decidiu-se propor uma Escala de Atitudes frente ao Facebook, assim como verificar as relações dessas atitudes com variáveis sociodemográficas. Contou-se com uma amostra de 300 participantes que faziam parte do site de relacionamento social. Os principais resultados atestam para uma medida válida, breve e precisa para mensurar atitudes frente ao Facebook. Verificaram-se também relações com variáveis sociodemográficas, como mais atitudes favoráveis frente ao site por parte dos homens. Conclui-se que novas pesquisas devem ser realizadas para trazer novas evidências de validade e precisão para a medida proposta assim como para se aprofundar nas relações com variáveis sociodemográficas.

Palavras-chave: Atitudes frente ao Facebook; Mídia virtual; Relacionamento social; Dados sociodemográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-01-18

Cómo citar

Eduardo Pimentel, C., Vilar, R., Gomes Cavalcanti, J., & Barroca de Moura, G. (2017). Psicologia da era virtual: estrutura das atitudes frente ao Facebook. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 11(2), 310–324. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1749

Número

Sección

Artigos