Desconstruindo mitos e preconceitos sobre “loucos” e “drogados”: uma proposta de ação educativa para familiares de usuários de álcool e outras drogas na perspectiva da educação popular
Resumen
Trata-se de um relato de experiência de formação para familiares de usuários de álcool e outras drogas da rede de atenção psicossocial do município de Vitória/ES, realizada pela Escola Técnica do SUS de Vitória/ES-ETSUS/VITÓRIA. Teve como objetivo sensibilizar e capacitar familiares na temática da Reforma Psiquiátrica Brasileira, em particular na questão de álcool e outras drogas, contribuindo para a mudança de visão e de atitudes na perspectiva da cultura antimanicomial e da redução de danos. As ações foram desenvolvidas no sentido de contribuir para transformar o imaginário sociocultural permeado por processos de preconceito, exclusão e marginalização dos “loucos e drogados”, influenciados pela Política de “Guerra às Drogas”. Teve objetivo também de ser uma estratégia para se trabalhar a dimensão sociocultural da reforma psiquiátrica. A intervenção se deu na perspectiva teórico-metodológica da educação popular, com ações educativas que valorizaram os conteúdos culturais e populares dos participantes, unindo-se aos princípios da atenção psicossocial. Essa abordagem fortaleceu o encontro e o acolhimento, trazendo como resultado o empoderamento das famílias, por meio da ampliação do olhar em relação à questão do álcool e outras drogas.
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos, Educação Popular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492