Representações sociais da psicologia sobre os(as) usuários(as) do Cras: uma perspectiva relacional
Palabras clave:
Psicologia Social. Representações sociais. Assistência Social. Cras.Resumen
Este estudo é parte de uma pesquisa de dissertação que investigou as representações sociais de profissionais da Psicologia que atuam em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) sobre os(as) usuários(as) desse serviço, considerado a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O objetivo do presente artigo é apresentar representações sociais que remetem a potencialidades dos(as) usuários(as) dos Cras. Foram entrevistadas 21 profissionais. Os resultados apontam para a existência de uma perspectiva relacional entre os(as) destinatários da assistência social, na visão das entrevistadas, já que elas são capazes de estabelecer um ambiente de solidariedade e apoio, mesmo vivendo em contextos adversos, bem como a presença de uma força e potência de vida. A partir disso, problematiza-se também a própria Psicologia, que pode avançar ao incluir as dimensões relacional, ética e política em seu escopo de atuação.
Palavras-chave: Psicologia Social. Representações sociais. Assistência Social. Cras.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492