Mediação grupal como estratégia de ressignificação da queixa escolar

Autores/as

  • Larissa Paraventi
  • Luísa Scaff
  • Denise Cord
  • Leandro Oltramari

Palabras clave:

Psicologia escolar. Queixa-escolar. Mediação grupal.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar uma experiência de estágio curricular na área de Psicologia Escolar em um colégio público federal de Florianópolis. Buscou-se ressignificar a queixa escolar a partir da mediação referente a aspectos da relação vincular aluno-aluno, aluno-professor-conteúdo e aluno-escola. Partindo-se da análise psicodramática de grupo, foram desenvolvidas intervenções que viabilizassem o protagonismo dos estudantes, os quais participaram ativamente tanto da coleta de dados quanto da categorização conjunta dos temas identificados como indicadores de aspectos grupais conflituosos. Os resultados indicaram que criar com a turma espaços de planejamento, compartilhamento e avaliação reflexiva sobre seus processos de interação grupal e de ensino e aprendizagem repercutiu positivamente sobre aspectos da comunicação entre os estudantes e destes com os mediadores institucionais, além de modificar a forma de organização grupal anterior ao processo de intervenção e possibilitar maior autonomia às crianças na realização das tarefas escolares em sala de aula.

Palavras-chave: Psicologia escolar. Queixa-escolar. Mediação grupal.

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Publicado

2017-09-01

Cómo citar

Paraventi, L., Scaff, L., Cord, D., & Oltramari, L. (2017). Mediação grupal como estratégia de ressignificação da queixa escolar. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 12(3), 14. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2670

Número

Sección

Artigos