A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitários

Autores/as

  • Marcio Acselrad
  • Felipe Cardoso Vale

Palabras clave:

Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.

Resumen

O presente artigo busca tornar públicos os resultados da pesquisa “O que faz você feliz? – um estudo sobre a felicidade e a sociedade de consumo”, em que, por meio da metodologia de grupo focal, aliada à revisão bibliográfica, buscou-se abordar o tema da felicidade e sua representação social com jovens universitários de Fortaleza, bem como da relação existente entre felicidade e consumo na contemporaneidade. A questão da felicidade encontra-se entre as primeiras que preocuparam os pensadores ocidentais e não foram poucos os que tentaram encontrar respostas. Ainda hoje, ela é alvo de preocupação de psicólogos sociais e psicanalistas. Pudemos, com a escuta de dois grupos focais realizados com estudantes universitários, levantar uma ampla gama de problemas acerca do assunto, bem como lançar esclarecimentos sobre a representação social contemporânea da felicidade em sua relação com a sociedade de consumo.

Palavras-chave: Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-01-01

Cómo citar

Acselrad, M., & Cardoso Vale, F. (2018). A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitários. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2846

Número

Sección

Artigos