Estratégias utilizadas por professores frente aos desafios no processo de escolarização de estudantes do ensino fundamental

Autores/as

  • Luciane Guisso Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Psicologia (UFSC)
  • Marivete Gesser Professora de Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Professores, Estudantes, Estratégias Pedagógicas

Resumen

Este trabalho tem por objetivo compreender as principais estratégias utilizadas por professores, para lidar com os desafios presentes no processo de escolarização. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou o referencial teórico da perspectiva histórico-cultural de Vygotski, empregando as técnicas de observação participante e de grupo focal. Doze docentes participaram de um grupo focal foram ouvidos em relação às estratégias utilizadas para lidar com os desafios no processo de escolarização. As informações obtidas foram analisadas com base nos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006; 2013). Os docentes mencionaram recorrer ao auxílio da equipe pedagógica, quando sentem que não conseguem lidar com questões de comportamento e aprendizagem dos estudantes. Utilizaram a intervenção de especialistas fora do contexto escolar, pois acreditam que muitos de seus estudantes não aprendem em função de questões cognitivas ou neurológicas. Identificou-se pouca reflexão acerca da implicação dos docentes no processo de escolarização que protagonizam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-03-26

Cómo citar

Guisso, L., & Gesser, M. (2019). Estratégias utilizadas por professores frente aos desafios no processo de escolarização de estudantes do ensino fundamental. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2867

Número

Sección

Artigos