Pesquisa qualitativa em saúde e a perspectiva da Cartografia em Deligny e Deleuze/Guattari

Autores/as

  • Adriana Barin de Azevedo Professora Afiliada a UNIFESP - Campus Baixada Santista
  • Flávia Liberman Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP - Campus Baixada Santista.
  • Rosilda Mendes Professora Associada da UNIFESP - Campus Baixada Santista

Palabras clave:

pesquisa qualitativa, cartografia, mapas, cuidado em saúde

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar os delineamentos teórico-metodológicos da investigação Atenção Básica e a Produção do cuidado em Rede, Santos – São Paulo, que teve como cenário de estudo Unidades da Atenção Básica e buscou identificar experiências de cuidado de saúde em rede. A investigação qualitativa e participativa orientou-se pela perspectiva cartográfica de Deligny e Deleuze/Guattari, por meio da utilização dos instrumentos Diários de Pesquisa e Mapa dos Trajetos dos Pesquisadores. Os resultados apontaram que o percurso metodológico permitiu instalar um território de pesquisa no qual todos os participantes produziam juntos os dados e os modos de perceber as redes de cuidado. O acompanhamento da implicação dos pesquisadores e de seus embates por não estarem no controle da investigação, aceitando entrar em contato com aquilo que não se sabe ou não se espera encontrar, mostrou que o conhecimento produzido em uma pesquisa provoca boas surpresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Barin de Azevedo, Professora Afiliada a UNIFESP - Campus Baixada Santista

Professora Doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP, com doutorado sanduíche pela Université de Paris-Ouest X - Nanterre. Professora afiliada vinculada ao eixo Trabalho em Saúde da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Trabalha na linha de estudos e pesquisas en formação e trabalho em saúde, subjetividade e clínica.

Flávia Liberman, Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP - Campus Baixada Santista.

Doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP. Trabalha na linha de estudos e pesquisa em formação e trabalho em saúde, artes e terapia ocupacional

Rosilda Mendes, Professora Associada da UNIFESP - Campus Baixada Santista

Professora Associada do Eixo Trabalho em Saúde da UNIFESP – Campus Baixada Santista. Doutora em Saúde Pública pela USP. Trabalha na linha de estudos e pesquisas sobre formação e trabalho em saúde e promoção de saúde.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

Barin de Azevedo, A., Liberman, F., & Mendes, R. (2019). Pesquisa qualitativa em saúde e a perspectiva da Cartografia em Deligny e Deleuze/Guattari. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2897

Número

Sección

Artigos