Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção

Autores/as

  • Luciana Vieira Caliman Universidade Federal do Espírito Santo
  • Victoria Bragatto Rangel UFES
  • Janaina Mariano Cesar UFES
  • Merielli Campi Paterlli
  • Alana Araújo Corrêa Simões UFES
  • Anita Nogueira Fernandes UFES
  • Luana Gaigher Gonçalves PPGPSI/UFES

Palabras clave:

infância, estratégia GAM, literatura.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção participativa, realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), de Vitória/ES, Brasil. Durante mais de dois anos, realizamos uma oficina literária com crianças desse serviço: a “Oficina da Palavra”. Sustentando-nos pela estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM), construímos um espaço de expressão e cogestão com crianças, no qual pudéssemos conversar sobre diagnóstico, medicação e tratamento, entendendo cada um desses vetores em constante diálogo com aquilo que compõe a vida e o dia a dia infantil: a escola, a família, as brincadeiras, o corpo. Assim, refletimos sobre a importância da literatura no acesso e reinvenção da experiência infantil. Trazemos cenas e pistas de nosso trabalho com as crianças que demonstram que o cultivo atencional assumiu uma função relevante na construção de um espaço potente de expressão e das transformações das relações tutelares estabelecidas com a criança, construindo outras possibilidades de relação consigo e com o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Vieira Caliman, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES)

Victoria Bragatto Rangel, UFES

bolsista de iniciação científica, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Janaina Mariano Cesar, UFES

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES)

Merielli Campi Paterlli

Psicóloga

Alana Araújo Corrêa Simões, UFES

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Anita Nogueira Fernandes, UFES

Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Luana Gaigher Gonçalves, PPGPSI/UFES

Psicóloga, mestranda do programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da UFES (PPGPSI/UFES)

Publicado

2019-03-28

Cómo citar

Caliman, L. V., Rangel, V. B., Cesar, J. M., Paterlli, M. C., Simões, A. A. C., Fernandes, A. N., & Gonçalves, L. G. (2019). Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–13. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3047

Número

Sección

Artigos